Eu

Minha foto
Pe
Sou uma pessoa que gosta muito de observar e escrever sobre o dia a dia.
Ver meu perfil completo

Quem me segue

Eu gosto

Tecnologia do Blogger.
sábado, 20 de junho de 2009

INVASÕES BÁRBARAS-a saga do check up anual

Todo o ano eu faço um check up (muito chique essa palavra), para ver se meu corpo está funcionando como deveria. Esta semana fiz isso e fiquei pensando...cara...é uma saga....
Título da saga: Invasões Bárbaras.
Achei esse nome propício, pois realmente somos invadidas em todos os sentidos.

INVASÕES BÁRBARAS - primeiro ato - perguntas invasivas e indiscretas:
Perguntas médicas "normais", que são uma invasão de privacidade:

- Como está seu intestino? Sua urina está normal? Sua menstruação está como antes? Problemas para dormir?? Falta de ar ao subir escadas? Sente dor nas relações sexuais?? Aliás, tem tido relações ultimamente (olha aí minha imaginação...se o médico fosse "gato", poderia ser o começo de uma longa "amizade").
Enfim, perguntas e mais perguntas, sobre todos os seus orgãos, inclusive alguns que vc desconhecia que tinha.O médico, então, faz uma lista imensa de exames com nomes impronunciáveis e assustadores, lista que aumenta a cada ano que passa.

INVASÕES BÁRBARAS - segundo ato - conciliar minha agenda com a do meu corpo.

Agendar tudo isso é um problema, porque, além de todos os seus compromissos, alguns exames, vc não pode beber, outros não pode fumar, outros não pode transar, não pode fazer exercícios, 15 dias após a menstruação, urina da manhã, 12 horas de jejum (nem mais nem menos, diz a atendente com voz profissional), fezes de 3 dias, mas não mais do que 3 dias, se tiver prisão de ventre num dos dias...ferrou...tem que fazer tudo de novo.
Aliás, só o exame de fezes por si só, é uma saga, pega potinho no laboratorio, faz cocô fora da privada, recolhe um pouco com aquela pazinha minúscula , tentando não se sujar, põe no potinho e leva para a geladeira...(que nojo), repete isso por 3 dias e leva as amostras disfarçadas ao laboratório. Embrulha em papel, mais papel, saco plástico e por fim coloca numa sacola de grife, que é para ninguem desconfiar que é cocô...ridículo, né...como se ninguem fizesse cocô.

INVASÕES BÁRBARAS - terceiro ato - as invasões propriamente ditas.

Sempre começo pelo exame de sangue. Desta vez a moça que me atendeu falava tudo no diminutivo:

-Vou apertar um pouco seu bracinho, só vai doer a picadinha e então sua veia é invadida e dela são tirados 5 ou 6 tubos de sangue...ufa...esse foi fácil.
Na próxima sala farei a colpocitologia oncótica (vulgo Papanicolau).
Entro na sala pequena, muito bem decorada com apenas uma cadeira, modelo constrangedor, cujas pernas ficam dobradas e bem abertas para que uma profissional fique sentada bem na frente do meio das suas pernas (cara...que profissão...).
A tal moça (coitada) introduz um espéculo(objeto de tortura, inventado por algum homem com certeza) em você, abre bem as suas entranhas e retira um pouco das celulas do colo do utero, coloca numa lâmina de laborátorio e enquanto isso vc fica lá semi deitada fazendo de conta que nem está ali...ufa acabou.

Próxima tortura, digo exame: a tão útil e necessária Mamografia.
Primeiro a sala é gelada, vc tem que tirar a blusa e não está usando desodorante, pq não pode....resumindo estava pelada, com frio e fedorenta...
Mas o pior ainda está por vir. A mama é colocada numa placa de metal gélida, a atendente mexeu na pobrezinha da minha mama, até acertar a posição e então o gran finalle... desce sobre a mama, uma placa de plástico rígido e aperta a coitada, até ela parecer um tostex , a moça pede para eu não respirar, sem perceber que eu já não estava respirando. No final continuava pelada, com frio, fedorenta e agora com dor.

Vamos agora aos ultra sons: Tireóide, mamas e adivinhem... a pior das invasões ...a ultrasonografia transvaginal.Só o nome já dá vontade de sair correndo.Mas já estava lá mesmo...para quem nunca fez vai uma descrição: é um exame onde vc fica deitada, travesseiro embaixo do quadril e um objeto fino e longo, vestido com uma camisinha é introduzido em você...isso mesmo...sem música romantica, sem preliminares, sem beijo na boca...novamente, fiquei alí fazendo de conta que não estava nem aí e pensando em como iria contar tudo isso de forma engraçada...

Bem que algum cientista podia inventar uma máquina, onde deitássemos, colocássemos óculos 3D, assitiríamos um filme legal, enquanto ela fazia todos os exames, sem invadir, sem cutucar, sem doer...quem sabe um dia....
Ass:Espê

2 comentários:

Tchu1 disse...

HAHAHAHA,, que saga, amei a parte do tostex. Eu preciso fazer essa saga.

Anonymous disse...

rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
Espeeeee.....eu desconhecia esse seu lado humorístico.. Cara Showw de bola!!! Tem coisa melhor do que reunir um monte de mulherada e discurtir sobre a vida como ela é?!!! ta aí mais uma forma de desabafar....porque que vamos combinar que não é nada fácil passar por tudo isso e ainda por cima de salto alto ... mas quer saber ???? adoro fazer parte disso tudooo....somos especiais simmm!
Adorei Espe!!! Parabéns pela iniciativa do blog....